COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

FAPESP anuncia terceiro ciclo de apresentação de propostas para CEPIDs

04/10/2023

A FAPESP anuncia mais um ciclo de submissão de propostas ao terceiro edital lançado no âmbito do Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), que tem como objetivo apoiar por longo prazo centros de pesquisa de excelência no Estado de São Paulo, multi-institucionais e em qualquer área do conhecimento.

Os CEPIDS têm como missão desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento, fundamental ou aplicada, com impacto comercial e social relevantes, contribuir para a inovação por meio de transferência de tecnologia e oferecer atividades educacionais e de difusão do conhecimento a professores e estudantes do ensino fundamental e médio, bem como ao público em geral.

O novo ciclo é voltado para a grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. As pré-propostas serão recebidas até 29 de janeiro de 2024 e, as que forem selecionadas, deverão ser reapresentadas de forma completa até 19 de julho de 2024.

"Trata-se de uma das mais importantes iniciativas da FAPESP em programas de excelência com um financiamento de longo prazo. Nesse sentido, abre-se a possibilidade de ousar e fazer contribuições disruptivas", comenta Marcio de Castro Silva Filho, diretor científico da FAPESP.

O primeiro edital do programa foi lançado em 1998, quando foram aprovadas propostas para a criação de dez centros. Com o segundo edital, o número subiu para 17 CEPIDs. Prevê-se agora que sejam constituídos 18 centros, a serem escolhidos entre 2021 e 2026, em seis ciclos de apresentação de propostas, divididos por área de conhecimento.

No primeiro ciclo, em 2021, foram submetidas propostas para CEPIDs nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária. Em 2022, no segundo ciclo, a Fundação recebeu propostas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração. Serão ainda submetidas propostas de CEPIDs nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária (2024 e 2026), além das propostas para um segundo ciclo das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias em 2025.

Ao longo dos 11 anos de financiamento, cada CEPID contará com até R$ 8 milhões anuais nos primeiros cinco anos – num total de até R$ 40 milhões no período.

A nova chamada para centros de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias está publicada em: fapesp.br/16344.

Fonte: Agência FAPESP