FORMANDO PROFISSIONAIS
ALTAMENTE QUALIFICADOS

Os cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP são reconhecidos pela sua excelência e tradição.

Ao longo de sua história, a EESC formou mais de 10 mil profissionais capacitados para atuar de forma diferenciada no mercado de trabalho e enfrentar as complexas demandas da sociedade.

Atualmente, com 10 cursos de graduação gratuitos, oferece 490 vagas por vestibular e mantém uma população de quase três mil alunos matriculados.

Todos em nível bacharelado, esses cursos são fundamentados em bases teóricas e práticas e aparecem no topo das listas como os mais bem avaliados do país.

10

Cursos

490

Novas vagas por ano

2904

Alunos de Graduação ativos

10405

Alunos de Graduação formados

FORMAÇÃO DIFERENCIADA

Além da avaliação dos cursos, da qualificação do quadro de profissionais (97% dos docentes são doutores), e da infraestrutura física, a EESC tem outros diferenciais.

INTERFACE COM A PESQUISA E APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

A EESC possibilita ao aluno de graduação uma interface direta com o universo das pesquisas, realizadas por grupos temáticos e pelos 11 programas de pós-graduação. É um ambiente de excelência e interdisciplinaridade, onde o ensino e a pesquisa estão associados e presentes na rotina dos estudantes. A troca de conhecimento também é fomentada pelo contato com os demais institutos instalados no campus de São Carlos e que são referências nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Física, Química, Matemática e Computação.

Por meio de grupos e atividades extracurriculares, o estudante, ainda durante o curso, pode ampliar o aprendizado e ter uma vivência prática e profissional em sua área de atuação, participando de programas, projetos, competições e empresas juniores.

APROFUNDAMENTO NA ÁREA DE INTERESSE

Durante o curso de graduação, o aluno pode cumprir um elenco de disciplinas adicionais, previamente definidas, e obter o Certificado de Estudos Especiais.

Esse certificado é um reconhecimento pela dedicação e pelo aprofundamento em determinada subárea da engenharia, que contribui para a inserção no mercado de trabalho ao atestar o interesse específico do profissional.

Oito cursos oferecem este tipo de certificado, confira a apresentação dos cursos.

OPORTUNIDADES ALÉM DAS FRONTEIRAS

Da EESC para o mundo. As ações de internacionalização estão estruturadas na Escola e visam desenvolver relações com instituições de outros países, tendo como objetivo principal facilitar as atividades de alunos e docentes, por meio de trabalhos de cooperação, intercâmbios e aprimoramento de qualificações.

No sentido contrário, a EESC também recebe alunos de universidades estrangeiras, possibilitando a troca de conhecimento, experiências e contatos. Saiba mais.

COMO ESTUDAR NA EESC

As formas de ingresso nos cursos de graduação da EESC são as mesmas adotadas pela USP, sendo a Fuvest e o Enem/SiSU os principais processos seletivos, realizados anualmente.

Outra possibilidade é cursar disciplinas isoladas da graduação, como estudante especial.
Todas as informações podem ser acessadas no quadro abaixo.

FORMAS DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

ESTUDANTE ESPECIAL

Resultado - 2º semestre 2020

A EESC também aceita estudantes especiais, vindos de outras instituições de ensino superior, para cursar disciplinas isoladas.
As inscrições devem ser realizadas no Serviço de Graduação, nas datas estabelecidas
no Calendário Acadêmico, disponível pelo Sistema JúpiterWeb.
Saiba mais clicando aqui.

ESCOLHENDO A CARREIRA

Decidir por uma profissão não é tarefa fácil. Para auxiliar os estudantes na escolha do curso de graduação, a Universidade promove ações de divulgação e aproximação.

Feira das Profissões – Todo ano, na capital e no interior

A Feira USP e as Profissões (Fepusp) é destinada aos estudantes do ensino médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular. No evento, que tem entrada gratuita, alunos e professores esclarecem dúvidas dos visitantes sobre carreira e o perfil dos cursos oferecidos pela USP. Geralmente, é realizada no início do segundo semestre no campus da capital e também em um dos campi do interior.

Saiba mais

Visitas Monitoradas – Para conhecer de perto a universidade

Anualmente, a EESC também promove visitas monitoradas para que os estudantes conheçam um pouco mais da infraestrutura e das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A inscrição é gratuita, mas deve ser feita de acordo com o calendário divulgado.

Saiba mais

Catálogo das Profissões – A relação completa de todos os cursos

A Universidade mantém um catálogo atualizado com os mais de 150 cursos de graduação que oferece. Em cada uma das fichas, o estudante encontra informações como infraestrutura, vagas, descrição, duração e a unidade universitária onde a carreira é oferecida.

Saiba mais

SERVIÇO DE GRADUAÇÃO E APOIO

Permanência Estudantil

Além de ser gratuita, a USP tem ações voltadas aos alunos que passam por dificuldades socioeconômicas. Por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e do Serviço de Promoção Social do Campus, oferece benefícios como auxílio moradia, alimentação, transporte e livros. Oferece, também, bolsas remuneradas para estágios ou participação em projetos.
Saiba mais...