Embraer oferta bolsa de R$ 5 mil para estudantes que queiram trabalhar com aviação

27/07/2023

A Embraer (EMBR3) abriu, nesta segunda-feira (24), as inscrições para sua 32ª Turma do Programa de Especialização em Engenharia (PEE), mestrado profissional promovido  em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O curso tem por objetivo acelerar a carreira de engenheiros e engenheiras em conhecimentos do setor aeroespacial.

São, ao todo, 45 vagas disponíveis para candidatos de todo o Brasil. Os aprovados terão 18 meses de aulas em São José dos Campos, município do interior paulista que sedia a empresa. O diferencial da formação é que os aprovados na seleção receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 5 mil, passível de reajuste de 20% a partir do segundo ano. Ao final do curso, existe ainda a chance de o profissional ser contratado pela Embraer.

Entre os pré-requisitos para o processo seletivo estão inglês avançado e graduação entre 2021 e 2023 nos seguintes cursos de engenharia: aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, manufatura, manutenção, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, minas, naval, nuclear, petróleo, produção, química, robótica, sistemas, softwares e telecomunicações e transporte.

Toda a formação é ministrada por profissionais da Embraer, professores do ITA e consultores, com direito a título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica reconhecido pela CAPES/MEC.

Além da participação em cursos e atividades de capacitação nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento do Produto e Processos da Embraer, os selecionados também se especializarão em fundamentos e projetos aeronáuticos, com atividades e temas sobre Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Robótica e Prototipação de Projetos.

As inscrições para o programa vão até 3 de setembro e poderão ser feitas neste link. As aulas devem começar em fevereiro de 2024.

Segundo a Embraer, mais de 1.670 profissionais provenientes de 105 universidades de 20 estados brasileiros já passaram pelo programa desde a sua criação, em 2001, e a média de contratação dos participantes pela companhia é de 96%.

“O investimento de longo prazo em qualificação profissional da nossa engenharia é um diferencial competitivo da Embraer num setor intensivo em capital intelectual”, disse Andreza Alberto, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer. “O PEE possui uma função central em um ecossistema de formação de talentos em tecnologias estratégicas para o país e tem se consolidado como uma referência em geração e disseminação de conhecimento em engenharia aeroespacial.”