COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Artigo de servidores da EESC é premiado no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

08/01/2024

Os servidores da Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos, Elenise Maria de Araujo e Eduardo Graziosi Silva, conquistaram o reconhecimento no XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro de 2023, na cidade de Florianópolis (SC).

Sob o tema "Bibliotecas e Sustentabilidade: Inovação, Ciência e Sociedade", o evento propôs a inserção das discussões sobre desenvolvimento sustentável nas bibliotecas universitárias, com o intuito de promover seu protagonismo ativo, dinâmico e flexível nesse contexto, além de fomentar o engajamento em práticas, serviços e ações pautadas pela sustentabilidade.

O artigo premiado, intitulado "Design Thinking para Serviços e Produtos da Biblioteca da EESC/USP durante a Pandemia de Covid-19", de autoria de Elenise e Eduardo, relata a experiência da Biblioteca na oferta de produtos e serviços durante o período pandêmico. Além de ser premiado como um dos melhores do Seminário no Eixo 1 - Gestão de Bibliotecas, os autores foram convidados a publicá-lo na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Além desse trabalho, a Biblioteca da EESC também contribuiu com mais dois artigos. O primeiro, intitulado "Bibliotecas Acessíveis: uma Realidade da EESC e do IQSC da USP", de autoria de Elenise Maria de Araujo, Eduardo Graziosi Silva e Clelia Junko Kinzu Dimario (IQSC), foi apresentado no "I Fórum das Bibliotecas da USP, UNESP e UNICAMP". Esse trabalho aborda a experiência das Bibliotecas da EESC e do IQSC na adaptação de seus espaços para torná-los acessíveis, bem como na criação de produtos e serviços voltados às pessoas com deficiência. Ele é resultante do projeto de mesmo nome do artigo que foi submetido ao Edital 02/2021 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e coordenado pelos professores Fernando Martini Catalano, atual Diretor da EESC, e Maria Olimpia de Oliveira Rezende, do IQSC.

O segundo trabalho, intitulado "Escritório de Comunicação Científica: Contribuições para a Atuação das Bibliotecas Universitárias Brasileiras", é resultante da tese de Eduardo e foi escrito em coautoria com seu orientador, Prof. José Augusto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Marília. Nesse trabalho, os autores discorrem sobre a atuação das bibliotecas universitárias brasileiras no âmbito da comunicação científica, a partir da perspectiva dos escritórios de comunicação científica.