7º Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP

25/09/2023

Será realizado nesta quinta e sexta-feira, (28 e 29), o 7º Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP (SiPGEM).

O objetivo é fomentar a integração entre alunos, promover a interdisciplinaridade, divulgar resultados das pesquisas realizadas no âmbito da Escola de Engenharia de São Carlos e colaborar na formação do pesquisador em aspectos relacionados a redação de textos científicos.

O evento contará com palestras dos professores:

Prof. Dr. Marcos de Sales Guerra Tsuzuki - Escola Politécnica, USP
Título: Conceituação e Avaliação de Tecnologias na Área de Engenharias III
Data: 28 de setembro, às 9 horas
Resumo: Nesta palestra falaremos sobre a concepção da avaliação de tecnologias segundo a área de Engenharias III. Uma nova proposta baseada em qualidade em detrimento de quantidade. Definição de métricas abrangentes que englobam as Engenharias III de modo completo.

Prof. Dr. Hernane da Silva Barud - Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais, UNIARA
Título: Biopolímeros aplicados a impressão 3D
Data: 29 de setembro,  às 9 horas
Resumo: O interesse pelos (bio) polímeros tem crescido nos últimos anos, devido à versatilidade de processamento e principalmente a questão da sustentabilidade. Nesse sentido, os biopolimeros se tornam excelentes candidatos para a impressão 3D. Neste seminário, será abordado um overview dos trabalhos desenvolvidos no BioPolMat/Uniara com ênfase na obtenção, processamento e aplicações de biopolimeros e seus respectivos compósitos. Ao final, almeja-se debater sobre o caráter multidisciplinar construído em torno da Manufatura Aditiva.

A programação completa do evento, que acontecerá o Auditório do Cetepe, poderá ser visualizada na página do SiPGEM.