VESTIBULAR

O vestibular é a seleção mais tradicional para os cursos de graduação da USP, o que inclui as carreiras da EESC. Realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o exame acontece anualmente da seguinte forma: após a inscrição, o candidato participa das provas da primeira fase e, de acordo com o número mínimo de acertos (nota de corte), avança para a segunda e última fase do processo. Os candidatos mais bem classificados são convocados para a matrícula. Havendo vagas remanescentes, a Fuvest realiza outras chamadas, de acordo com a lista de espera.

A USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública.

Veja mais:

SiSU/ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, foi implantado pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio. Hoje, também é utilizado como modalidade de ingresso à USP. As provas são realizadas uma vez por ano, em todas as cidades. Para concorrer a uma vaga na universidade, após a divulgação do resultado do Enem, o estudante precisa acessar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e inscrever-se para a carreira que pretende cursar.

Veja mais:

TRANSFERÊNCIA

Interna

Essa modalidade de transferência é aberta somente a alunos da EESC que desejam migrar para outra habilitação e a alunos de outros cursos da USP da área de ciências exatas.

As inscrições devem ser realizadas no Serviço de Graduação da EESC, nas datas estabelecidas no Calendário Escolar, disponível pelo Sistema Júpiter Web.

Veja mais:

 

Externa

A EESC aceita transferência de estudantes de curso superior de graduação de outras instituições de ensino (exceto sequenciais e de curta duração), condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo realizado pela FUVEST, segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação da USP. O edital é lançado uma vez por ano, geralmente no mês de março. A segunda etapa é realizada pela EESC.

Veja mais:

ESTRANGEIRO

Quem já possui diploma de curso superior, em cursos de graduação, poderá ingressar em um dos cursos da EESC, desde que haja vagas remanescentes da matrícula de alunos classificados no vestibular e após o atendimento das transferências regimentais.

No momento, não há vaga

DIPLOMADO

Quem já possui diploma de curso superior, em cursos de graduação, poderá ingressar em um dos cursos da EESC, desde que haja vagas remanescentes da matrícula de alunos classificados no vestibular e após o atendimento das transferências regimentais.

No momento, não há vaga

COMPETIÇÃO

Essa é mais uma forma de ingresso em cursos de graduação da USP, destinada a estudantes do ensino médio que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

A seleção obedece a um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas nesse processo, bem como o número de pontos mínimos, foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos.

As inscrições são realizadas por meio da Fuvest. Leia mais no site da PRG.

No momento, não há vaga

ESTUDANTE ESPECIAL

A EESC também aceita estudantes especiais, vindos de outras instituições de ensino superior, para cursar disciplinas isoladas.

Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2020

As inscrições devem ser realizadas no Serviço de Graduação, nas datas estabelecidas no Calendário Escolar, disponível pelo Sistema JupiterWeb.

Clique aqui para ter acesso às disciplinas oferecidas pela EESC.

A admissão de estudante especial é regulamentada pela Resolução CoG Nº 3757.