CURSO
Engenharia Ambiental

Nível: Bacharelado
Período: Integral
Vagas: 40 por vestibular
Duração: 10 semestres

A estrutura proposta para esse curso objetiva a formação de engenheiros que tenham forte embasamento nas ciências básicas, como matemática, química, física e biologia, além de fundamentação sólida em ciências de engenharia e, mais especificamente, em ciências de engenharia ambiental. O objetivo desse profissional é a criação, geração e desenvolvimento de novas tecnologias e a aplicação de tecnologias consolidadas para prevenção e controle da poluição ambiental. Além disso, o egresso estará apto a participar em estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente e na elaboração de estudos de impactos ambientais. A existência de profissionais com essas características e habilidades é cada vez mais importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no ambiente.

ESTRUTURA CURRICULAR

Projeto Pedagógico

Documento que reúne detalhadamente informações sobre a concepção do curso e do processo de ensino-aprendizagem.

Saber mais

Grade Curricular

Relação das disciplinas obrigatórias e optativas que deverão ser cursadas pelo aluno, durante o curso de graduação.

Saber mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho acadêmico obrigatório, sobre um objeto de estudo, apresentado pelo aluno no final do curso de graduação, sistematiza o conhecimento.

Saber mais

INFRAESTRUTURA, SERVIÇOS E ATENDIMENTO

Permanência Estudantil

Além de ser gratuita, a USP tem ações voltadas aos alunos que passam por dificuldades socioeconômicas. Por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e do Serviço de Promoção Social do Campus, oferece benefícios como auxílio moradia, alimentação, transporte e livros. Oferece, também, bolsas remuneradas para estágios ou participação em projetos.
Saiba mais...

CONTATOS

Dúvidas sobre o curso e seu conteúdo: Seção de Apoio Institucional (scapins3@sc.usp.br).

Dúvidas sobre matrículas, FUVEST e outros detalhes da vida acadêmica - Serviço de Graduação: (16) 33739249.

Preencha a caixa ao lado caso não saiba para quem encaminhar sua dúvida, e a Assessoria de Comunicação irá lhe ajudar.