CURSO
Engenharia Civil

Nível: Bacharelado
Período: Integral
Vagas: 60 por vestibular
Duração: 10 semestres

O curso oferece sólidas formações básica e conceituai associadas ao elenco extenso, geral e completo das disciplinas profissionalizantes que abrangem todas as áreas de atuação do engenheiro civil: arquitetura e conforto; planejamento urbano; caracterização do meio ambiente nos aspectos físicos, humanos e sociais; construção civil; estruturas de concreto; de madeira e metálicas; instalações hidráulicas e sanitárias; saneamento, disposição de rejeitas, hidrologia e recursos hídricos; estradas, portos e aeroportos; planejamento e análise de sistemas de transporte; geologia de engenharia; mecânica dos solos e das rochas; barragens, túneis, fundações e estruturas de contenção; economia e orçamento; administração e gerenciamento de obras. O mercado de trabalho inclui construtoras, concessionárias de serviços públicos, órgãos públicos, empresas de consultoria, de projeto e fiscalização, indústrias de fabricação e manutenção de equipamentos e, ainda, a possibilidade de atuar como profissional liberal autônomo ou pequeno empresário, comandando seu próprio escritório ou construtora, com pequeno capital inicial.

ESTRUTURA CURRICULAR

Projeto Pedagógico

Documento que reúne detalhadamente informações sobre a concepção do curso e do processo de ensino-aprendizagem.

Saber mais

Grade Curricular

Relação das disciplinas obrigatórias e optativas que deverão ser cursadas pelo aluno, durante o curso de graduação.

Saber mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho acadêmico obrigatório, sobre um objeto de estudo, apresentado pelo aluno no final do curso de graduação, sistematiza o conhecimento.

Saber mais

Certificado de Estudos Especiais

Concedido ao aluno, após cumprir um elenco de disciplinas adicionais para aprofundamento em determinada sub-área da engenharia.

Saber mais

Dupla Formação

O aluno de Engenharia Civil (EESC) pode realizar estudos no curso de Arquitetura e Urbanismo do (IAU) e obter o certificado de Dupla Formação.

Saber mais

INFRAESTRUTURA, SERVIÇOS E ATENDIMENTO

Permanência Estudantil

Além de ser gratuita, a USP tem ações voltadas aos alunos que passam por dificuldades socioeconômicas. Por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e do Serviço de Promoção Social do Campus, oferece benefícios como auxílio moradia, alimentação, transporte e livros. Oferece, também, bolsas remuneradas para estágios ou participação em projetos.
Saiba mais...

CONTATOS

Dúvidas sobre o curso e seu conteúdo: Seção de Apoio Institucional (scapins3@sc.usp.br).

Dúvidas sobre matrículas, FUVEST e outros detalhes da vida acadêmica - Serviço de Graduação: (16) 33739249.

Preencha a caixa ao lado caso não saiba para quem encaminhar sua dúvida, e a Assessoria de Comunicação irá lhe ajudar.