PRÊMIOS

Aluno da EESC conquista Prêmio Universitário do Ano

O estudante do Curso de Engenharia de Produção, Bruno Chicarelli Alcântara, foi destaque durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2020.
24/08/2020

Aluno da EESC está entre os finalistas do Prêmio Universitário do Ano

Bruno Chicarelli Alcântara é estudante do Curso de Engenharia de Produção e coordenador geral do Time Enactus Campus São Carlos.
09/07/2020

Professor da EESC ganha prêmio por carreira dedicada à inovação

O reconhecimento tem como objetivo valorizar docentes da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de soluções científicas, tecnológicas ou culturais
10/02/2020

Instituto de Pesquisas da Marinha entrega prêmio a aluno da EESC

Morais se destacou com a apresentação do trabalho intitulado Análise por elementos finitos da compactação de PZT em pó usando o modelo Drucker-Prager/cap,
09/12/2019

Docente da EESC recebe prêmio municipal de Ciência e Tecnologia

O professor Davi Gasparini F. Cunha, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, foi homenageado como Jovem Pesquisador.
30/10/2019

Pesquisadores do Campus são destaque em Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2019

O Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2019 já tem vencedores. A avaliação final aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 3, no Paço Municipal. Ao todo, foram 61 inscritos nas cinco categorias.
07/10/2019

Aluna da EESC está entre os vencedores do "Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP"

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou as dez produções premiadas na primeira edição do Prêmio Vídeo Pós...
10/09/2019

EESC vence o Prêmio "Semana de Recepção aos Calouros" 2019

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foi a campeã do Prêmio Semana de Recepção aos Calouros de 2019, concedido pela Pró-Reitoria de Graduação.


09/09/2019

Pesquisas da EESC recebem destaque no Prêmio Tese Destaque USP

A tese de doutorado Redução da dose de radiação em tomossíntese mamária através de processamento de imagens, defendida no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebeu o Prêmio Tese Destaque USP de 2019, na categoria Engenharias.


29/08/2019

Pesquisador da EESC-USP ganha o Grande Prêmio Capes de Tese 2018

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Andrey Coatrini Soares, foi o vencedor do Grande Prêmio de Exatas. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2018 promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 13 de dezembro, em Brasília.

O Grande Prêmio Capes de Tese é concedido às três melhores teses ganhadoras do Prêmio Capes, selecionadas nos três grupos de grandes áreas de avaliação (Exatas, Biológicas e Humanas). Os outros dois vencedores foram Luiz Ricardo da Costa Vasconcellos (UFRJ), que ficou com o Grande Prêmio das Ciências Biológicas, e Andriele Ferreira Muri (PUC-Rio) vencedora do Grande Prêmio de Humanas.

Na solenidade, também foram premiados os 49 vencedores do Prêmio Capes de Tese 2018 e os 81 trabalhos que receberam menção honrosa. Ao todo, 13 teses da USP foram premiadas, sendo duas da EESC-USP, e outras 12 foram distinguidas com menções honrosas, uma delas da Escola. Saiba mais em http://e.usp.br/cvt.

Foram concedidos ainda prêmios especiais para áreas determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas (Educação e Ensino) e com a Comissão Fulbright.

Em cada edição, o Grande Prêmio homenageia pesquisadores de alta relevância para a ciência nacional. Em 2018, os homenageados foram Alberto Luiz Galvão Coimbra (Exatas), Amílcar Vianna Martins (Biológicas) e Juarez Rubens Brandão Lopes (Humanas).

Auxílio na detecção do câncer

Andrey Coatrini Soares foi premiado com a tese "Filmes nanoestruturados aplicados em biossensores para detecção precoce de câncer de pâncreas". Leia reportagem publicada no Jornal da USP sobre essa pesquisa acessando http://e.usp.br/cvu.

O estudo desenvolve técnicas para a detecção precoce de câncer de pâncreas utilizando nanomateriais de baixo custo e biossensores, pequenos dispositivos que utilizam componentes biológicos como elementos de reconhecimento. O trabalho teve a orientação do professor do Instituto de Física de São Carlos da USP (IFSC-USP), Osvaldo Novais de Oliveira Junior.

“Dentre tantas teses de excelente qualidade que foram avaliadas, ter o trabalho reconhecido pela Capes é motivo de orgulho para nosso grupo de pesquisa. Mostra que o trabalho caminha no rumo correto e atesta a excelência da equipe envolvida durante os quatro anos de desenvolvimento da tese. Tal destaque alcançado pelo trabalho é fruto do esforço de todos os profissionais do Grupo de Polímeros Bernhard Gross do IFSC, do Hospital de Câncer de Barretos e do Laboratório de Microfabricação. Somos uma equipe competente e coesa, que busca, de alguma forma, retornar à população o investimento feito em nossa formação, com um produto acessível à sociedade e que auxilie na sobrevida dos pacientes”, afirmou o pesquisador em entrevista para a Capes.

O estudo também foi o vencedor do Prêmio Tese Destaque 2018, na categoria Multidisciplinar, veja em http://e.usp.br/cvv. Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o prêmio reconhece as teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação da USP nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. 

Prêmio Capes de Tese

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em cada uma das 49 áreas do conhecimento. Duas teses em cada uma das áreas também podem receber menção honrosa.

Nesta 11ª edição, foram analisadas 893 teses por uma comissão de especialistas. A avaliação dos trabalhos atendeu a alguns critérios, tais como originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

O Prêmio Capes de Tese 2018 conta com a parceria da Comissão Fulbright, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e das Fundações Carlos Chagas e Conrado Wessel.

Adaptação de Jornal da USP, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Capes

 


18/12/2018

Engenheiro recém-formado na Escola é destaque no Prêmio ABCM-Embraer

O engenheiro egresso da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Mateus Mota Morais, teve seu trabalho de conclusão de curso destacado no Prêmio ABCM-Embraer 2018. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 27 de novembro durante o 17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering (ENCIT 2018), ocorrido em Águas de Lindóia (SP).


13/12/2018

Pesquisador da EESC vence o prêmio alemão "Green Talents 2018"

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha realiza anualmente a competição Green Talents com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias nas áreas da ciência e da sustentabilidade, como base para futuras cooperações com o país. Neste ano, entre os 25 projetos selecionados figurou o trabalho do pesquisador do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Jamil Alexandre Ayach Anache.


23/10/2018

Prêmio Capes de Tese 2018: EESC recebe dois prêmios e uma menção honrosa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 1º de outubro, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2018, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Neste ano, 13 dos 42 trabalhos agraciados são da USP, sendo dois da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). A Escola também figurou entre as 12 teses distinguidas com menções honrosas recebidas pela Universidade.


10/10/2018

Startup iniciada na USP vence competição na Suíça e arrecada fundos para receber prêmio

A 'spin-off' de inovação tecnológica Thinkmilk, iniciada com o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP durante a Oficina de Inovação 2016, venceu o prêmio Social Impact Award Switzerland (SIA Summit 2017), em Genebra, tendo os melhores plano de negócios e 'pitch' entre as 13 startups 'early-stage' de impacto social participantes. Agora, por meio de uma campanha coletiva, a equipe busca financiamento para viajar à Europa e participar da cerimônia de premiação.


19/10/2017

Aluno da EESC recebe menção honrosa do "Prêmio Tese Destaque USP"

Na segunda-feira, dia 4, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP divulgou a lista dos vencedores da sexta edição do Prêmio Tese Destaque USP. Na área de conhecimento Engenharias, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Ricardo de Medeiros, recebeu uma menção honrosa.


06/09/2017

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica recebem prêmio de melhor artigo em conferência na França

Dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberam o prêmio de melhor artigo na Second International Conference on Advances in Sensors, Actuators, Metering and Sensing (ALLSENSORS 2017), realizada entre os dias 19 e 23 de março, em Nice, na França.


04/08/2017

Trabalho da EESC recebe prêmio no Workshop PAE

O trabalho da aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Carina Campese, recebeu destaque durante o Workshop PAE 2017, realizado no dia 4 de julho, nas dependências do Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.


20/07/2017

Professor da EESC recebe prêmio na área de educação e preservação ambiental

O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Davi Gasparini Fernandes Cunha, recebeu um dos prêmios do Earthwatch Shulman Awards, promovido pelo Earthwatch Institute, que tem sede em Oxford, no Reino Unido. Como parte da conquista, o docente foi contemplado com recursos financeiros para desenvolver atividades de educação e preservação ambiental com crianças de São Carlos, visando abordar temas como a preservação de florestas e de recursos hídricos.


19/05/2017

EESC jr. recebe prêmio em conferência mundial

A Empresa Júnior dos Alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC jr.) da USP recebeu o Prêmio Mentoria da McKinsey durante a Junior Enterprise World Conference (JEWC), ocorrida de 20 a 24 de julho, em Florianópolis (SC). O evento contou com mais de três mil empresários juniores de 17 países e foi considerado o maior da história do Movimento Empresa Júnior, que mobiliza as mais de 300 empresas juniores espalhadas por todo o território nacional.


18/08/2016

Docente da EESC-USP recebe dois prêmios de reconhecimento internacional

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Rodrigo Andrade Ramos, recebeu dois prêmios da Power and Energy Society (PES) do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A premiação ocorreu durante a reunião anual "IEEE PES General Meeting 2016", realizada entre os dias 17 e 21 de julho, em Boston (EUA).


16/08/2016

Docente da EESC é homenageado com prêmio e condecorado comendador

No último dia 19, o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Fernando César Almada Santos, foi agraciado com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2016 oferecido pela Associação Brasileira de Liderança (Braslider), além de ter sido condecorado com o título de comendador.


29/07/2016

Aluna da EESC-USP está entre os finalistas do "Prêmio Líder Estudante do Ano Nufarm"

Até o dia 17 de junho a aluna Luana Gomes Nogueira, do Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), precisa do maior número de visualizações, curtidas e comentários no vídeo disponível em https://goo.gl/t3aZkj para ser classificada para a próxima etapa do Prêmio Líder Estudante do Ano Nufarm, promovido pela rede Enactus Brasil.

Luana foi selecionada entre quase 100 indicados e é a única representante da USP entre os dez finalistas da competição. Como prêmio, é oferecida uma passagem para a Enactus World Cup 2016, que ocorrerá em Toronto, Canadá, bem como suas despesas com hospedagem e alimentação. Ela faz parte do time Enactus CAASO USP e foi indicada por seus colegas por ter se destacado no desenvolvimento dos trabalhos e por suas contribuições como coordenadora geral da equipe no ciclo 2015-2016. 

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora. Para isso, constitui uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, que estimula a criação de projetos de desenvolvimento comunitário e colocam a capacidade e talento das pessoas em foco. O Brasil é um dos 36 países envolvidos.

Os 10 finalistas foram convidados a apresentar em um vídeo de 30 segundos os motivos pelos quais merecem ser o líder estudante do ano. Na etapa final, os autores dos três vídeos com mais interações registradas serão avaliados por uma equipe da empresa Nufarm, patrocinadora da competição, que indicará o vencedor.

Colabore com a Luana interagindo com seu vídeo no Youtube, disponível neste link: https://goo.gl/t3aZkj.

Mais informações com Luana Gomes Nogueira pelo e-mail: luana.gomes.nogueira@gmail.com.

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------

Imagens para download:

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2015/eesc_nufarm.jpg

Crédito: Divulgação

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2016/eesc_enactus_premio_lider_do_ano_2016.jpg

Crédito: Enactus Brasil

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk

-----------------------------------------------------------------------------------

Aluna da EESC-USP está entre os finalistas do "Prêmio Líder Estudante do Ano Nufarm"
 
 
Até o dia 17 de junho a aluna Luana Gomes Nogueira, do Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), precisa do maior número de visualizações, curtidas e comentários no vídeo disponível em https://goo.gl/t3aZkj para ser classificada para a próxima etapa do Prêmio Líder Estudante do Ano Nufarm, promovido pela rede Enactus Brasil.
 
Luana foi selecionada entre quase 100 indicados e é a única representante da USP entre os dez finalistas da competição. Como prêmio, é oferecida uma passagem para a Enactus World Cup 2016, que ocorrerá em Toronto, Canadá, bem como suas despesas com hospedagem e alimentação. Ela faz parte do time Enactus CAASO USP e foi indicada por seus colegas por ter se destacado no desenvolvimento dos trabalhos e por suas contribuições como coordenadora geral da equipe no ciclo 2015-2016. 
 
 
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora. Para isso, constitui uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, que estimula a criação de projetos de desenvolvimento comunitário e colocam a capacidade e talento das pessoas em foco. O Brasil é um dos 36 países envolvidos.
 
Os 10 finalistas foram convidados a apresentar em um vídeo de 30 segundos os motivos pelos quais merecem ser o líder estudante do ano. Na etapa final, os autores dos três vídeos com mais interações registradas serão avaliados por uma equipe da empresa Nufarm, patrocinadora da competição, que indicará o vencedor.
 
Colabore com a Luana interagindo com seu vídeo no Youtube, disponível neste link: https://goo.gl/t3aZkj.
 
Mais informações com Luana Gomes Nogueira pelo e-mail: luana.gomes.nogueira@gmail.com.
 
Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP
 
-----------------------------------------------------------------------------------
Imagens para download:
 
http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2015/eesc_nufarm.jpg
Crédito: Divulgação
 
http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2016/eesc_enactus_premio_lider_do_ano_2016.jpg
Crédito: Enactus Brasil
 
Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk
-----------------------------------------------------------------------------------

10/06/2016

Doutorando da EESC-USP recebe prêmio ao avançar em teoria para sistemas estruturais metálicos

Mais um trabalho desenvolvido na Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) foi premiado em um importante congresso internacional, em condecoração à relevante contribuição científica na área da engenharia de estruturas.

O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Enio Mesacasa Junior, recebeu o prêmio "Vinnakota Award" por sua apresentação na "2016 Annual Stability Conference". O evento foi promovido pelo Structural Stability Research Council (SSRC) e ocorreu entre os dias 12 e 15 de abril, em Orlando, na Flórida (EUA).

O trabalho premiado, GBT-Based Buckling Analysis of Thin-Walled Steel Frames with Semi-Rigid Joints, faz parte das pesquisas desenvolvidas por Mesacasa em seu programa de doutorado, sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP, Maximiliano Malite, com a coorientação do professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Dinar Camotim. Entre os tópicos abordados no trabalho, foi apresentada a utilização da chamada Teoria Generalizada de Vigas (GBT, sigla em inglês) para a análise de estabilidade de sistemas estruturais metálicos. "Há muito que avançar, mas o prêmio, sem dúvida, é um importante reconhecimento do caminho em que estamos e um grande incentivo para continuar", ressaltou Mesacasa. A GBT é um método moderno que pode ser utilizado por engenheiros para o dimensionamento de estruturas metálicas de forma segura e confiável, assim como as técnicas mais antigas, porém apresenta vantagens por ser mais ágil e barato. Mesmo na área acadêmica, quando se trata de analisar o comportamento de sistemas estruturais de forma mais rigorosa, são necessários métodos numéricos ou experimentais de aplicação complexa, demorada e, na maioria das vezes, cara. “A ideia desse trabalho é apresentar uma ferramenta mais simples, mas nem por isso menos rigorosa, pois é capaz de explicar a fundo o comportamento de uma determinada estrutura”, explicou. O trabalho desenvolvido durante o doutorado do aluno ainda é um passo teórico e acadêmico, necessário para que em etapas futuras o método possibilite estudos mais aplicados ao dimensionamento de estruturas e, quem sabe, auxilie na proposição de novos procedimentos, simples, econômicos e seguros para a aplicação por engenheiros de estruturas. Malite comentou que o trabalho foi ambicioso em seu objetivo de avançar na aplicação da teoria generalizada de vigas para estruturas mais complexas. "Foi um reconhecimento muito grande por ser um congresso que atrai os melhores pesquisadores e trabalhos, portanto um dos mais importantes da área. Além disso, ele foi o primeiro brasileiro a ser premiado em 16 edições do evento, outro destaque relevante", ressaltou o professor. O doutorando tem a estimativa de concluir sua tese até o início do segundo semestre deste ano e, depois de aprovada, continuar com estudos na mesma área. "Minha ideia é prosseguir com os estudos em um pós-doutorado. Ainda existem importantes avanços que podem ser alcançados", comentou. Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2016/eesc_premio_enio__site.jpgCrédito: Arquivo pessoal

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2016/eesc_certificados_premio.jpgCrédito: Arquivo pessoal

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk-----------------------------------------------------------------------------------


08/06/2016

Prêmio Abertis: Trabalhos da EESC-USP recebem menções honrosas

Dois trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) receberam menções honrosas, uma de doutorado e outra de mestrado, no "I Prêmio Abertis de Pesquisa em Engenharia de Transportes no Brasil". O resultado foi divulgado no final do mês de abril.


23/05/2016

Pesquisa recebeu prêmio de melhor artigo em evento internacional

Alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foram consagrados com o prêmio de melhor artigo submetido à Sixth International Conference on Sensor Device Technologies and Applications (SENSORDEVICES), realizada em Veneza, Itália, entre os dias 23 e 28 de agosto, organizada pela International Academy, Research, and Industry Association (IARIA).


09/11/2015

EESC jr. ganha "Prêmio de Excelência em Gestão" em encontro nacional do segmento

Em mais uma edição, o "Prêmio de Excelência em Gestão (PEG)", organizado com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), foi conquistado pela Empresa Júnior dos Alunos da Escola de Engenharia da São Carlos (EESC jr.). O PEG visa reconhecer as empresas juniores (EJs) que possuem um sistema de gestão que se enquadre no Modelo de Excelência em Gestão, também estabelecido pela FNQ.


10/09/2015

Ex-doutoranda da EESC-USP vence "Prêmio Fundação Bunge" de melhor tese

A ex-aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Dulce Buchala Bicca Rodrigues, foi a vencedora do "Prêmio Fundação Bunge", ocorrido no último dia 24 de julho, pela categoria Juventude, na área Saneamento Básico e Manejo de Água, apresentando a tese "Avaliação da segurança hídrica a partir de base conceitual, determinística e estocástica".

A conquista ocorreu após uma seleção de um grande júri composto por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades científicas. “Meu sentimento é de imensa satisfação pelo reconhecimento do meu trabalho, honra pela grandiosidade do prêmio e gratidão a todos que me ajudaram durante o longo e desafiador processo de pesquisa e desenvolvimento de atividades operacionais tanto no Brasil como nos Estados Unidos”, destacou Dulce.

Os prêmios anuais da Fundação Bunge buscam incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. O "Prêmio Fundação Bunge" Juventude, em especial, destinou-se a jovens com até 35 anos de idade, sendo atribuído à melhor dissertação de mestrado, tese de doutorado ou ao candidato que tenha se sobressaído na produção científica e intelectual na área do prêmio.

A tese foi defendida pela ex-aluna em novembro de 2014 contribui em níveis estratégicos para uma gestão hídrica, de médio e longo prazo, integrada e robusta, tendo em vista a consideração de aspectos da interação entre condições hidrológicas, funções ecossistêmicas, demandas sociais dentro de abordagens adaptáveis a variadas condições climáticas, escalas espaciais e temporais, operacionalmente viáveis e que permitem a comunicação da imprecisão de resultados aos potenciais gestores.

O trabalho abordou a gestão do Sistema Cantareira de abastecimento de água com foco em diferentes escalas. Primeiramente, através do ‘baseline’ conceitual examinaram-se os aspectos gerais da política de recursos hídricos e sistemas destinação da água, comparando sistemas de gestão entre Brasil e Estados Unidos, envolvendo a bacia do rio Colorado.

Posteriormente propôs um esquema metodológico determinístico que estabelece uma análise quantitativa do abastecimento e utilização por meio de indicadores de escassez e vulnerabilidade. Por fim, avaliou a imprecisão dos resultados dos indicadores de segurança hídrica causada pela incerteza em dados, métodos, modelos, bem como na escolha deles, utilizando uma metodologia estocástica.

“Em conclusão, o ‘baseline’ conceitual sugere potenciais mudanças no sistema de gestão brasileiro das águas. Enquanto a avaliação determinística revela padrões espaciais e temporais dos resultados dos indicadores de escassez e vulnerabilidade, melhorando assim a compreensão de como e onde ameaças à segurança hídrica podem surgir. Por sua vez, a análise de incertezas desenvolvida é capaz de gerar suporte a gestores de recursos hídricos e robustas tomadas de decisão”, explicou Dulce.

O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC-USP, Eduardo Mario Mendiondo, foi orientador da tese e quem sugeriu inicialmente o tema inovador para submissão em 2010, em seguida, atuou como facilitador da execução do projeto de pesquisa, além de promover diversas oportunidades de crescimento profissional através de cursos e eventos internacionais, bem como o contato com pesquisadores de alto nível do Brasil e do exterior.

Dulce também mencionou a supervisão do professor da University of Arizona, Hoshin Gupta, durante a experiência de um doutorado sanduíche, a qual foi de fundamental importância tanto no delineamento quanto no desenvolvimento da pesquisa, “contribuindo diretamente e excelentemente na elaboração de ideias e no aprimoramento dos artigos científicos gerados”, afirmou.

A premiação ocorrerá no dia 30 de setembro, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na cidade de São Paulo, com a entrega de um diploma de reconhecimento público, medalha e uma importância em dinheiro.

Atualmente, Dulce é professora na Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL-USP), na área de hidráulica e recursos hídricos do curso de Engenharia Ambiental.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Fotos para download:

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2015/eesc_premio_fundacao_bunge_dulce_01_site.JPG  Crédito: Arquivo pessoal

-----------------------------------------------------------------------------------


14/08/2015

Professor e alunos de pós-graduação da EESC recebem prêmios e publicam capítulos de livros em evento

O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Frederico Fábio Mauad, participou do lançamento do livro Sedimentologia Fluvial: Estudos e Técnicas (Associação Brasileira de Recursos Hídricos, R$112,50), do qual redigiu junto com com dois alunos de pós-graduação da EESC o capítulo intitulado A influência do Assoreamento nos Reservatórios de Centrais Hidrelétricas. Para membros da Associação, a obra pode ser adquirida com desconto.


24/06/2015

Docente da EESC-USP ganha prêmio após combinar física e engenharia na área de hidráulica

O professor Harry Edmar Schulz, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no "2nd International Workshop on Hydraulic Structures", realizado em Coimbra, Portugal, entre os dias 7 e 9 de maio. O evento foi promovido pela International Association of Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de hidráulica e que fomenta grandes espaços de debate para pesquisadores.


03/06/2015

Ex-aluna de doutorado recebe prêmio em cerimônia da Capes, em Brasília

No último dia 11 na sede da Capes, em Brasília, a ex-aluna de doutorado Idelma Aparecida Alves Terra, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGrCEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, participou do evento da entrega do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Tese de Doutorado recebido pela pesquisa intitulada Investigação espectroscópica e estudo dos processos de conversão de energia em vidros e nano-cristais co-dopados com íons Tb3+ e Yb3+, que apresentou uma proposta inédita de aumento da eficiência de fotoconversão das células solares para geração de energia elétrica.


14/05/2015

Pesquisa desenvolvida no Departamento de Engenharia de Materiais recebe prêmio no Chile

A pesquisadora Vânia Salvini recebeu o Prêmio ALAFAR 2014 em Santigo, no Chile, pela apresentação do trabalho Better Designing and Evaluation of Insulating Foamed Ceramics, desenvolvido no Departamento de Engenharia de Materiais (SMM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O destaque foi oferecido pela Associação Latino-Americana dos Fabricantes de Artigos Refratários, pela contribuição no processamento e avaliação das propriedades de espumas cerâmicas para isolamento térmico em temperaturas elevadas.


09/12/2014

Docente do SMM recebe prêmio de melhor trabalho no 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica

Escolhido entre cerca de setecentos trabalhos inscritos no 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado entre os dias 19 e 21 de maio, em Bento Gonçalves, RS, o artigo Macroestruturas com Porosidade Hierarquizada Produzidas a Partir de Fibras Contínuas de Óxido de Alumínio, Hidróxido de Alumínio e Quitosana do professor Rafael Salomão, do Departamento de Engenharia de Materiais (SMM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi premiado como o Melhor Trabalho apresentado no evento.


04/06/2014

Docente da EESC recebe Mérito Científico do XXVII Prêmio Jovem Cientista

“Primeiro você fica surpreso, depois se sente honrado, feliz... Agora me sinto muito agradecido”. Essas foram as palavras do professor Eugênio Foresti, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, após ser homenageado com o Mérito Científico do XXVII Prêmio Jovem Cientista, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho, Glaucius Oliva, na última terça-feira, dia 19, na sede da instituição, em Brasília, ao mencionar os vencedores do 27º Prêmio.


21/11/2013

Professor e alunos da EESC recebem Prêmio CNT de Produção Acadêmica 2013

O professor José Reynaldo Anselmo Setti e os alunos José Elievam Bessa Junior, de doutorado, e Mariana Correa Posterli, de iniciação científica, receberam o Prêmio CNT de Produção Acadêmica 2013 pelo trabalho intitulado Estimativas da Porcentagem de Tempo Viajando em Pelotões Baseadas em Dados Coletados em Campo.


18/11/2013

Prêmio Capes: Teses da EESC estão entre as melhores

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está entre as instituições de ensino contempladas pelo Prêmio Capes. Na edição de 2013, uma tese foi premiada e outros dois trabalhos receberam menção honrosa.


17/10/2013

Teses recebem Prêmio ABCM-Embraer e menção honrosa

Duas teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP obtiveram destaque no Prêmio ABCM-Embraer 2013, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).


07/10/2013

Prêmio Jabuti: livro de docente e pesquisador da EESC está entre os finalistas

O livro Engenharia Ambiental – Conceitos, Tecnologia e Gestão foi um dos dez selecionados e está na final da 55ª edição do Prêmio Jabuti - Categoria Ciências Naturais, o mais tradicional e prestigiado prêmio literário do país.


23/09/2013

Graduados da EESC recebem prêmio Crea-SP de Formação Profissional

Nove alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberam, no último dia 13, o prêmio Crea-SP de Formação Profissional, que homenageia os graduados que se destacaram nos cursos de Engenharia, oferecidos por instituições de ensino superior do Estado de São Paulo.


25/06/2013

Tese defendida na EESC recebe prêmio "Tese Destaque USP"

A tese de doutorado intitulada "Caracterização e detecção da não linearidade associada à folga de sistemas aeroelásticos" desenvolvida na Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebeu o prêmio Tese Destaque USP no critério “Grande Área - Engenharias”.


07/06/2013

Docente da EESC recebe prêmio da Associação Brasileira de Cerâmica

O professor Rafael Salomão do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Apresentado, concedido pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABC) no 57º Congresso Brasileiro de Cerâmica e no 5º Congresso Iberoamericano de Cerâmica.


27/05/2013

Professor recebe Prêmio da Associação Brasileira de Metalurgia

O professor titular e chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Luiz Carlos Casteletti, e membros da sua equipe de Engenharia de Superfícies foram vencedores do “Prêmio Aperam South America” da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).


30/04/2013

Professor da EESC recebe prêmio da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

O professor Tarcísio Barreto Celestino do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebeu o Prêmio Manuel Rocha (biênio 2011‐2012) agraciado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).


23/04/2013

Estudante da EESC ganha prêmio de melhor aluna de Engenharia Ambiental

O diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Geraldo Roberto Martins da Costa, entregou nesta segunda-feira, dia 25, para Letícia Franco Leonel, o prêmio de melhor aluna do curso de graduação em Engenharia Ambiental (no período de 2008 a 2012), concedido pelo Conselho Regional de Química IV Região.


26/02/2013

Tese defendida na EESC recebe Prêmio Capes

 

No último dia 13 dezembro, ex-aluno de doutorado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Cristiano Bigonha Tibiriçá, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2012 – área Engenharias III, pela elaboração da tese “Estudo teórico-experimental da transferência de calor e do fluxo crítico durante a ebulição convectiva no interior de microcanais”. 


20/12/2012

Tese de Engenharia Mecânica ganha Prêmio Capes 2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou a Cristiano Bigonha Tibiriçá, o Prêmio Capes de Tese 2012 -  área de Engenharias III, pela tese Estudo teórico-experimental da transferência de calor e do fluxo crítico durante a ebulição convectiva no interior de microcanais.  


24/11/2012