Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem ao professor Romeu Corsini
22 de setembro de 2016

eesc romeu corsini credito edmilson luchesi siteCorsini graduou-se em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e iniciou sua carreira acadêmica em 1936, na USP. Atuou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a partir de 1938 e foi um dos fundadores da EESC, na qual ocupou o cargo de diretor entre os anos de 1975 e 1979 e onde teve importante papel na criação do Curso de Engenharia Aeronáutica.

Destaque notável de sua carreira foram as pesquisas sobre combustíveis renováveis para a substituição das fontes de energia fósseis. Nessa área, foi um dos pioneiros em tecnologia de combustão interna a álcool, detendo as patentes do motor a álcool pré-vaporizado e do combustível obtido do alcatrão de biomassa. Iniciou o projeto de Mini-usinas de Álcool Integradas para a produção de etanol de alta qualidade e de baixo custo.

O ex-diretor faleceu no ano de 2010, em São Carlos, e foi sepultado na cidade de Jardinópolis (SP), local onde nasceu.

A Câmara Municipal localiza-se na Rua 7 de Setembro, nº 2078.

informação

Câmara Municipal de São Carlos Tel.: (16) 3362-2000 E-mail: portalcamara@camarasaocarlos.sp.gov.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da Assessoria de Comunicação da PUSP-SC Foto: Edmilson Luchesi