Lean Healthcare: Hospital Universitário dá início à implantação de melhorias na gestão da unidade

Por meio de uma ação conduzida pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está em andamento o treinamento de implantação do Lean Healthcare no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar).
A iniciativa, que começou no segundo semestre do ano passado, é voltada à melhoria da eficiência operacional da unidade hospitalar e vem sendo aplicada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Modelagem e Simulação de Sistemas Industriais (GEPMSSI). As atividades são realizadas pelo professor Francisco I. Giocondo César, pós-doutorando, com apoio dos estudantes Caroline Martos Silva e Fernando Diniz, do 5º período do curso de Engenharia de Produção, sob coordenação do professor Walther Azzolini Júnior, do mesmo Departamento.
A proposta visa promover a adoção de práticas baseadas nos princípios do Lean, metodologia reconhecida internacionalmente por sua capacidade de eliminar desperdícios, otimizar processos e gerar mais valor para pacientes e profissionais de saúde.
O processo de implantação no HU-UFSCar teve início com a metodologia 5S, voltada à organização e padronização dos ambientes de trabalho, e seguirá com a aplicação de outras metodologias do Lean Healthcare, conforme o planejamento estratégico desenvolvido pela equipe técnica.

Segundo o professor Giocondo, inicialmente, o projeto Lean Healthcare será implantado no setor de Pronto Atendimento do Hospital. No entanto, a proposta é expandir essa metodologia para outras áreas do hospital, visando a integração dos setores como partes de uma cadeia produtiva interdependente. Entre as próximas áreas previstas para receber o projeto estão: Centro Cirúrgico, Farmácia Central, UDIDE - Unidade de Imagem, Clínica Médica, entre outras.
A implantação do Lean Healthcare envolve um processo mais longo e se trata de uma transformação feita de forma gradual, que visa a mudança da cultura organizacional. Serão aplicadas diferentes metodologias conforme as necessidades identificadas. Entre os métodos utilizados estão o A3, voltado para a solução de problemas; o Kanban, que organiza o fluxo de materiais; e o Six Sigma, focado em ajustes e otimização de processos. A natureza do Lean Healthcare é contínua e não possui um ponto final definido, pois seu objetivo é promover a melhoria constante. Por esse motivo, um funcionário do hospital acompanha a implantação e evolução dessa cultura, contribuindo para que as práticas Lean sejam constantemente reforçadas e integradas à rotina da instituição.
O treinamento e a implantação contam com o forte apoio da direção do HU-UFSCar, fator essencial para o sucesso da iniciativa. A expectativa é que os resultados possam ser observados tanto na melhoria do ambiente hospitalar quanto no aprimoramento dos fluxos de atendimento e na maior satisfação dos usuários e colaboradores da instituição.
Internamente, o projeto já está sendo ampliado para outras áreas do hospital. No âmbito externo, ele poderá ser replicado em qualquer outro ambiente de saúde, desde clínicas, postos de saúde, e outros hospitais mais especializados.
Atualmente, o Lean é uma filosofia de gestão amplamente aplicável a qualquer setor da economia, incluindo serviços, indústrias, agronegócio, instituições públicas e privadas. O pensamento Lean, apesar de ter sido criado em um ambiente industrial, já ultrapassou seus limites e seus princípios podem ser adaptados a diferentes contextos.