Portal EESC Seções Calendário Alumni Intranet Contato USP ES EN
Minerva
  • ATENDIMENTO
  • NOTÍCIAS
  • EVENTOS
  • RELEASES
  • EDITAIS
  • COMUNICADOS
  • LOGOTIPOS

  • Portal EESC
  • Seções
  • Calendário
  • Alumni
  • Intranet
  • Contato

  • ES EN

  • Portal
  • Notícias e Eventos
  • Editorias
Tese na área de estruturas é premiada no Congresso Brasileiro do Concreto
O trabalho, de autoria de Alex Micael Dantas de Sousa, foi orientado pelos professores Mounir Khalil El Debs e Eva Lantsoght.
05/11/2024
Da Redação | SVCOM
05/11/2024 Da Redação | SVCOM
O Congresso Brasileiro do Concreto aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro.

A tese Cisalhamento unidirecional e resistência à punção de lajes de concreto armado sem armadura transversal sob cargas concentradas”, de autoria de Alex Micael Dantas de Sousa, foi premiada pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), no 65º Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento relacionado ao concreto e suas aplicações na América Latina.

O trabalho teve orientação do professor Mounir Khalil El Debs, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), e da professora Eva Lantsoght (TU Delft).

Sousa, que também é docente do curso de Engenharia Civil da Unesp, explica que “a pesquisa desenvolvida tratou de forma pioneira no Brasil sobre o desenvolvimento de formas simples, mas consistentes, de avaliar a resistência à das lajes em relação a mecanismos de ruptura mais frágeis, associados à força cortante e punção”. 

Na prática, conforme explica o premiado, “a pesquisa tem um impacto muito importante na avaliação de estruturas existentes que estão atingindo o final da sua vida útil de projeto (cerca de 50 anos). Isto ocorre porque, com a atualização dos códigos normativos ao longo dos anos, estas pontes estão sendo solicitadas por veículos de projeto mais pesados, e as expressões que são utilizadas para prever a resistência das lajes se tornaram mais conservadores nos últimos anos. Em outras palavras, tem sido comum em outros países a preocupação em ter de se demonstrar que uma ponte construída décadas atrás pode suportar um carregamento maior utilizando uma resistência de cálculo menor.”

Alex Micael Dantas de Sousa, com a placa de reconhecimento.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) através de bolsas (Processo nº 2018/21573-2 e processo nº 2021/13916-0) e projeto de auxílio regular (processo nº 2019/20092-3).


Veja também

  • Doutoranda da Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da EESC é premiada
  • EESC na Mídia: Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos – USP completa 44 anos com projetos inovadores na área
  • EESC na Mídia: USP realiza debate sobre resiliência e infraestruturas em crises climáticas
  • A Equipe de Estruturas da EESC conquista 1º lugar em concurso nacional
  • 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado
  • Congresso Construmetal 2025 recebe inscrições
Notícias Gerais Eventos Pesquisa EESC na Mídia Prêmios Vestibular Transferência Editais Comunicados
Eventos
18
Ago
Concurso público para professor doutor na área de Automação
18
Ago
Concurso público para professor doutor na área de Controle e Aplicações
USP

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública e de padrão mundial.

Receba nosso boletim

ACONTECE

  • Licitações
  • Concursos
  • Defesas
  • Eventos

INSTITUCIONAL

  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Mapas
  • Legislação

USP

  • Reitoria
  • Código de Ética
  • Anuário Estatístico
  • Jornal da USP

Área 1 - Avenida Trabalhador são-carlense, 400
Pq Arnold Schimidt - CEP 13566-590 - São Carlos - SP

Área 2 - Avenida João Dagnone, 1100
Jd. Santa Angelina - CEP 13563-120 - São Carlos - SP

CRHEA - Rodovia Domingos Innocentini, Km 13
Represa do Lobo (Broa) - Itirapina - SP

EESC

Expediente|Direitos autorais|Reportar erro

© 2025, Escola de Engenharia de São Carlos
Universidade de São Paulo
  • ATENDIMENTO
  • NOTÍCIAS
  • EVENTOS
  • RELEASES
  • EDITAIS
  • COMUNICADOS
  • LOGOTIPOS

  • Portal EESC
  • Seções
  • Calendário
  • Alumni
  • Intranet
  • Contato

  • ES EN