EESC participa da Feira de Profissões da USP
14 de setembro de 2023
Exemplo de estande montado pela EESC para divulgar os 10 cursos de graduação.

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) participa de 14 a 16 de setembro de 2023 da 17ª edição da Feira USP e as Profissões, no campus da Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. O evento apresenta informações sobre os cursos de graduação e as unidades de ensino, além de atividades interativas, orientação profissional e instruções sobre as formas de ingresso na USP. A participação é gratuita, mas para agilizar a entrada, os interessados podem fazer credenciamento prévio neste link.

No total, a EESC-USP está presente em cinco estandes localizados no Pavilhão Exatas e Tecnológicas I, para divulgar seus 10 cursos de Engenharia:

• Engenharia Aeronáutica
• Engenharia Ambiental
• Engenharia Civil
• Engenharia de Computação (c/ ICMC)
• Engenharia de Materiais e Manufatura
• Engenharia de Produção
• Engenharia Elétrica - Eletrônica
• Engenharia Elétrica - Sistemas de Energia e Automação
• Engenharia Mecânica
• Engenharia Mecatrônica

“A Feira USP e as Profissões é um evento muito importante porque envolve todas as unidades da USP e, principalmente, por deixar a Universidade bem próxima da sociedade, um dos pilares da nossa missão. A dimensão que alcançou nos últimos anos demonstra essa importância. Durante a feira, temos a oportunidade de interagir com dezenas de milhares de jovens, além de seus familiares, buscando orientá-los sobre o melhor modo possível de planejar seu futuro”, destaca a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Com o dobro de pavilhões da edição anterior, para este ano diversos aprimoramentos foram realizados para atendimento aos visitantes. Na Praça do Relógio, marco arquitetônico e símbolo da Universidade, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP, que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, o mercado de trabalho, a formação acadêmica, disciplinas e conteúdos programáticos, além do cotidiano universitário e as possibilidades de especializações. Também serão realizadas apresentações e atividades em um palco central. Algumas atividades serão disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube.

Os visitantes podem obter orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. A Fuvest vai atender os interessados e realizar as inscrições para o vestibular 2024 da USP. Os professores também poderão se informar sobre os cursos de extensão oferecidos pela Universidade, muitos deles gratuitos.

A escolha da profissão

Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada, há 20 anos, por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.

Em 2022 o evento recebeu 66.408 visitantes, vindos de 27 Estados brasileiros e de outros 16 países. Deste público, 88,43% eram estudantes do ensino médio e 4,96% estudavam em cursinhos pré-vestibulares, sendo que 49% eram oriundos de escolas públicas e 51% de escolas particulares.

A pró-reitora Marli Quadros Leite reforça a importância dos estudantes fazerem um contato direto com a Universidade em um evento deste porte. “A Feira USP e as Profissões é mais uma estratégia para democratizar a universidade pública e gratuita, pois mostra que todos podem e devem ter acesso a uma das melhores universidades do mundo”, ressalta a pró-reitora.

O evento

Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa USP e as Profissões, que realiza também visitas monitoradas às unidades de ensino ao longo do ano.

A primeira edição aconteceu em 2001, no campus de Ribeirão Preto. Até 2019, diferentes campi da USP no interior promoveram edições anuais, em esquema de rodízio. Na capital, o evento acontece anualmente desde 2006. Após um período no campus Butantã, o evento foi realizado de 2014 a 2019 no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP. Em 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, as edições foram on-line e em 2022 retornou à Cidade Universitária.

De acordo com o Anuário da USP, atualizado em 2022, são oferecidos 333 cursos de graduação na capital e no interior do Estado, além de 428 programas de mestrado e 394 de doutorado, com 60.120 alunos matriculados na graduação e 29.430 na pós-graduação, divididos em 13.912 no mestrado e 15.518 no doutorado. Desses números, somados aos 7.808 alunos de disciplinas especiais, 47,86% são mulheres e 52,14% são homens.

Feira USP e as Profissões 2023
Quando: De 14 a 16 de setembro de 2023 (quinta, sexta e sábado), das 9h às 17h