Painel “Engenheiros do Futuro” traz líderes da Embraer para dar dicas sobre carreira na companhia

06/09/2023

No último dia 22 de agosto, foi realizado o painel “Os Engenheiros do Futuro”, numa parceria entre a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e o Instituto Embraer. O evento foi promovido com o objetivo de reunir estudantes de todos os cursos de engenharia, do primeiro ao quinto ano, e profissionais da empresa brasileira que é referência mundial na fabricação de aeronaves para tirar dúvidas de carreira e compartilhar oportunidades de entrada nesse setor.

Durante a apresentação do painel, Fred Simões, líder do Anteprojeto da Embraer, destacou a necessidade da aviação se adaptar diante das diversas transformações no mundo, em especial o tema descarbonização, e como a nova geração de engenheiros e engenheiras precisam se preparar. Nesse contexto, Simões ressaltou as características essenciais que diferenciam o profissional do futuro, “como excelência técnica, entendimento profundo dos conceitos físicos, conhecimento da teoria, simulação e experimentação. Tudo isso, além da necessidade de visão panorâmica, conhecendo além da técnica, as necessidades dos clientes, aplicações do produto e manufatura”.

Outro aspecto relevante ressaltado na apresentação do painel foi com relação aos chamados ao soft skills, “precisando os profissionais serem automotivados, com capacidade de autocrítica, comunicação, colaboração, negociação e habilidade de atuação autônoma, ao mesmo tempo que trabalham em equipe”, disse Simões.

Após a palestra, os alunos acompanharam a apresentação dos principais desenvolvimentos na vanguarda tecnológica da Embraer nos últimos 20 anos, além de obterem informações importantes sobre a oportunidade de aceleração de carreira dentro da companhia, por meio do Programa de Especialização em Engenharia, com inscrições até o dia 3 de setembro, do Programa de Estágio da companhia, que será lançado nos próximos dias, entre outros exemplos.

Os estudantes puderam interagir com alguns dos líderes da companhia, contando com as participações de Fabio Costa, formado na EESC em 1987 e, atualmente, líder de ensaios de sistemas da Embraer, Luciana Selmi, líder e engenheira-chefe de materiais, Jens Wentz, líder de engenharia de ensaio em voo, e André Halal, também formado na EESC em 2008 e, atualmente, líder de engenharia de sistemas ambientais da Defesa.

Parceiras

A parceria entre Instituto Embraer e EESC vai possibilitar que um grupo de voluntários da empresa realize mentoria para 48 estudantes da universidade, com oportunidades de aprendizagem e acolhimento, além de busca de referências profissionais no mercado de trabalho e suas áreas de atuação. Por meio do Programa de Mentoria da Embraer Acelerando Carreiras, alunos matriculados em diversas áreas da engenharia receberão, ao longo de dois meses e oito encontros virtuais, orientações sobre desenvolvimento de carreira no setor aeroespacial. O primeiro encontro ocorreu no último dia 10 de agosto, com um webinário de lançamento e treinamento com mentores.

“Para nós, é uma honra a parceria que vem sendo construída entre EESC e Embraer, empresa brasileira que desenvolve altíssima tecnologia e que é uma das três maiores fabricantes de aviões do mundo. Nossa Escola de Engenharia tem sido escolhida como o lugar para que a companhia destaque suas expectativas quanto aos engenheiros do futuro. Temos muito orgulho de a nossa universidade ser um dos seus principais fornecedores de mão de obra de excelência para essa empresa mundialmente conhecida”, celebra Fernando Martini Catalano, diretor da EESC.

Ao longo do Programa de Mentoria, perfis com base nas formações, experiências, habilidades e interesses dos mentores e mentorados serão previamente avaliados para a formação das duplas que desenvolverão juntas importantes reflexões profissionais. Essas duplas podem utilizar os materiais do Instituto Joule para guiar os encontros, com temas como: descobrindo meu propósito, plano de carreira, inteligência emocional, currículo, marketing pessoal e gestão de tempo.