COMUNICADOS: Alunos

Enactus Campus São Carlos conquista o segundo lugar em evento nacional de empreendedorismo social

23/08/2023

A Enactus Campus São Carlos sagrou-se vice-campeã do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), sendo um momento de celebração do impacto alcançado pela rede Enactus ao longo do ciclo. Com participação de universitários, líderes acadêmicos e executivos, foi possível interagir e trocar experiências em uma jornada de três dias com rodas de conversa, palestras, exposição científica e competição.

Além do título de vice-campeã, a Enactus Campus São Carlos também ganhou a premiação Handover, criada para auxiliar projetos de dentro da Rede Enactus que desejam seguir seu caminho como negócios de impacto, atuando de forma independente, através de uma trilha de pré-aceleração. Este ano, em parceria com o Instituto Credicitrus e a Fundação Cargill.

Sobre a Enactus

A Enactus Campus São Carlos é um grupo de extensão apoiado pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da EESC, que começou a se estruturar no ano de 2013 com o objetivo comum de ajudar a sociedade local por meio do empreendedorismo social.

Somos uma organização formada por alunos da Universidade de São Paulo - Campus São Carlos, que realiza projetos visando ao empoderamento de comunidades em vulnerabilidade através do Empreendedorismo Social, auxiliando-as a alcançar melhorias em suas vidas.

Atualmente possuímos 3 projetos em andamento, o Projeto Domus, o projeto Kairós e o Projeto Mirus.

Domus
O nosso público alvo são as famílias da comunidade Acampamento Capão das Antas, onde as moradias não possuem condições dignas de habitabilidade, pois a maioria é construída com materiais inapropriados, que não isolam o ambiente interno do externo. Dessa forma, os moradores sofrem com efeitos meteorológicos (chuva, vento e temperatura), causando, por exemplo, a impossibilidade de ficar dentro de casa em dias de calor extremo. Uma realidade que não é restrita apenas ao Acampamento Capão das Antas. Através da mobilização de voluntários, coletamos caixinhas cartonadas de leite e suco
a fim da construção do produto final, que são placas térmicas capazes de amenizar a temperatura em média 15ºC, além de atenuar riscos ambientais e epidemiológicos. A união delas se dá por meio da costura, e podem ser compostas por 12 caixinhas, dependendo de onde será aplicada, teto ou parede.
Desde o início do projeto, apoiados por empresas como BIC, Sumitomo e Ford, já foram mais de 35 mil reais investidos e 26 moradias revestidas,  completando a marca de 90 pessoas beneficiadas pelo projeto.

Kairós
O projeto Kairós atua cooperando com pequenos agricultores do Acampamento Capão das Antas, de São Carlos, visando transformar sua realidade com ações em suas áreas produtivas, na melhoria da infraestrutura local e no escoamento dos produtos, por meio de vendas diretas aos consumidores locais.
Em quase três anos de atuação, aumentamos em 1300% a renda dos agricultores associados, por meio da organização da logística, do marketing do negócio e do aumento da produtividade agrícola. Em conjunto com os agricultores, desenvolvemos um modelo de negócios de delivery de alimentos. Hoje, eles são responsáveis por todo o processo de gestão e produção. No último ano, investimos mais de 10 mil reais na infraestrutura das hortas.
Assim, 300 metros quadrados de sistema automático de irrigação foram viabilizados, diminuindo o tempo de trabalho em 83% e o consumo de água em 40%.

Mirus
O projeto Mirus atua junto a Cooperativa Acácia de Catadores, que atua na Coleta, Triagem e Beneficiamento de Recicláveis em Araraquara. Ela conta com, em média, 200 cooperados que são majoritariamente mulheres pretas e pardas em situação de vulnerabilidade social devido a dificuldades socioeconômicas. Atualmente, determinados tipos de garrafas pets multicamadas estão sendo descartadas e não comercializadas, deixando de gerar lucro para a cooperativa. O projeto visa a reciclagem dessas embalagens para, além de aumentar a renda, reduzir a quantidade de plásticos descartados de forma inapropriada no meio ambiente, e, consequentemente, combater a dispersão de microplástico e a emissão de milhões de toneladas de gases de efeito estufa causada pela decomposição, produção e incineração de plásticos. Ao estudar as propriedades do material, visamos transformá-lo em um novo produto e, através de sua comercialização, aumentar a renda da Cooperativa, diminuindo a pegada ecológica das embalagens e aumentando o tempo de vida útil do plástico que atualmente é descartado.

Texto: Enactus