Conheça nossa Trajetória

O CETEPE se transformou ao longo dos anos, acompanhando o avanço nas tecnologias e apoiando a sua divulgação na comunidade USPiana. Conheça um pouco da nossa história, navegando nesta linha do tempo.

1981 ~ 2000
2001 ~ 2010
2010 ~ 2020

1981 ~ 2000

O CETEPE foi criado em 1981 para fazer o papel de um centro de pesquisa em educação. Pesquisar, desenvolver e disseminar nos tecnologias para o ensino de engenharia foi sua missão, incluindo o intercâmbio com outros centros de pesquisa e especialistas. Neste início o CETEPE realizou muitos e variados tipos de serviços, desde o estudo e proposição de mobiliários para salas de aula, apoio na construção de maquetes, laboratório fotográfico (época dos filmes químicos), criação de apostilas, organização de eventos e coletâneas de artigos sobre ensino de engenharia por parte de professores da EESC. Um dos destaques foi a organização do primeiro simpósio de iniciação científica da USP, o CICTE, embrião do atual SIICUSP.

2001 ~ 2010

O grande desta deste período foi a construção do Centro de Produção Digital, instalado entre 2006 e 2009. O Centro de Produção Digital (CPD) do CETEPE foi apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação e do CTI da USP como instrumento para a estratégia de introdução do ensino na USP no campus de São Carlos. Dos vários CPD’s apoiados, o CETEPE teve destaque na operação e manutenção do serviço.

2010 ~ 2020

Na última década o CETEPE apoiou a introdução dos serviços de videoconferência na EESC, que se tornaram um recurso fundamental, especialmente na viabilização de bancas de defesa na pós-graduação. Um ods destaques foi o projeto das salas de aula conhecidas como “Matadouro”, que inovou em salas flexíveis para ensino. Reestruturou o Centro de Produção Digital com novos equipamentos de captação e edição em alta definição. Os serviços de transmissão de palestras foram também de grande relevância no período, em função do aumento da demanda pela transmissão em tempo real, cada vez mais comum com a popularização das redes sem fio e internet.