O Brasil assistiu, na década de 70, uma forte onda de desenvolvimento, particularmente nas áreas infraestrutural e industrial, que gerou uma demanda de profissionais de nível superior adequadamente habilitados, e preparados para atuar no mercado de trabalho.

Em resposta às preocupações da época, o Departamento de Assuntos Universitários da Escola de Engenharia de São Carlos criou o Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia - CETEPE em 1981. Este órgão foi concebido para atuar em todas as frentes do aprimoramento do ensino de Engenharia.

Revelação de Fotos Produção de Maquetes Desenho de mobiliário para salas de aula Projeto de salas e espaços didáticos Levantamentos de Estilos de Aprendizagem Pioneiro na produção de videoaulas Pioneiro na organização de Congressos de Iniciação científica na USP

Serviços  oferecidos ao longo de sua história

Ao longo de sua história o CETEPE produziu uma quantidade significativa de material didático do tipo vídeos, maquetes e reportagens fotográficas, nos meios analógico e digital. Também desenvolveu mobiliários e serviços para apoio a adequação de espaços didáticos. Sem contar os serviços de apoio pedagógico aos docentes como o trabalho de apoio na formação de equipes em disciplinas de didática ativa e apoio aos alunos.

 Eventos promovidos

Em 1982 o CETEPE promoveu o primeiro Congresso de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, o Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CICTE. O evento pioneiro e inovador foi um dos primeiros congressos destinados a alunos de graduação em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, para a apresentação de seus trabalhos técnicos ou científicos. O CICTE foi idealizado pelo Professor Marcius Fantozzi Giorgetti, primeiro Diretor do CETEPE, e ocorreu anualmente até 1995, quando passou a integrar o programa do Simpósio de Iniciação Científica da USP , o SICUSP.

Os arquivos fotográficos do CETEPE contribuem para a preservação da memória da EESC e seus colaboradores, docentes e funcionários.

O CETEPE foi pioneiro na organização de eventos de iniciação científica. O primeiro foi realizado em 1982.

Os arquivos fotográficos do CETEPE contribuem para a preservação da memória da EESC e seus colaboradores, docentes e funcionários.